Por que desenhar? afinal o que voçê quer com isso?

    Estamos iniciando a primeira postagem de conteúdo deste blog que estou criando afim de acompanhar minha caminhada no aprendizado das artes visuais (diga-se desenho) e das outras artes em si, considere apenas um monólogo auto-direcionado. Por isso nada melhor começar com a pergunta principal para pessoas como nós que gostamos da expressão através de papel e lápis (ou tinta, grafite e etc).

    Afinal por que desenhar?....  Seria muito simplório dizer que desenhamos apenas por que queremos, ou por que pode ter ganhos financeiros.. as meras marcações de tinta que fazemos no papel (caso voçê seja bom o suficiente para tal) pode trazer ganho de recursos financeiros de fato, mas que este seja o objetivo nosso... acredito que não, pois creio que a maioria não seja tão sortudo de desenhar tão bem ao  ao ponto de ganhar algo com isso. Sendo mais holístico também pode-se considerar que a prática da ilustração pode trazer diversos benéficios em diversas áreas que nunca poderiamos considerar se apenas observar o ato de rabiscar um lápis em um papel. ganhos relacionados a compreensão de conceitos como organização e processo, melhora quanto a aspectos psicológicos de paciência e vontade, e até melhora quanto a resolução de estratégias e aceitação dos resultados. Porém, ainda não acho que isto possa sanar a dúvida do porque desenhamos pois retira o foco do desenho e coloca apenas em seus benéficios secundários, claro, posso considerar que isto é uma resposta bem subjetiva dependendo de quem perguntar, mas acredito que não seja satisfatório uma resposta assim.

    Mas bem, por que desenhamos? filosóficamente, ao usar a métrica das atividades humanas apresentadas por aristóteles, quanto mais próximo de ser um fim em si mesmo, mais elevado é a atividade, o desenho em si é comumente algo realizado puramente por o prazer de desenhar, logo, considero algo elevado, a criação de simulacros de vidas, mundos, locais e cenários que viviam somente antes em nossa imaginação, ao ponto de trazer (mesmo que ilúsoriamente) isto a existência, considero isso algo como uma tentativa ascender (mesmo que brevemente) ao um patamar mais "divino" que qualquer outra habilidade que podemos realizar, claro, não é verdadeiramente algo divino pois ainda é uma ilusão e não um ente que estamos criando, porém como um sábio disse uma vez: "aqueles que admiramos, imitamos"... logo quem melhor de imitar do que o prôprio criador... mas saindo um pouco desta visão metáfisíca e indo a algo mais humanista, o principal motivo que consigo ver do por que desenhamos está relacionado a descoberta de nosso íntimo e consideração da nossa individualidade e aceitação. Pois não dá para mentir ao desenhar, e não dá para fingir nos nossos traços e criações. Durante o processo, soltamos a nossa imaginação e decidimos o que é bom ou ruim; o que fica legal e o que não fica tanto; o que eu quero e o que eu não quero; tipo, não dá para mentir sobre o que sente no momento que está fazendo, e isto é incrível e acredito que o principal chamariz que nos faz continuar a buscar a prática do desenho é isso, quem nunca lembrou de quando era criança e se divertia ao  desenhar mesmo que saíse apenas desenhos com cara-de-peixe ou boneco-palito; 

    Quando tentamos nos enganar e não aceitar nossos prôprios erros e acertos surge a frustração, criada através de expectativas irreais de nós sobre nós mesmos, gerando sentimentos ruins sobre algo que sabemos que faz o contrário. Porém a pergunta, então? por que fazemos isso, simplesmente por que conforme o tempo passa começamos a lentamente nos embriagar em personagens de nós mesmos, buscamos contrariar a máxima da sabedoria dita por socrates de "dizer apenas aquilo que sabe e aquilo que não sabe" e nos enganamos fingindo conhecer aquilo que não sabe e mentindo de não conhecer aquilo que sabe gerando muitos sentimentos negativos e equívocos.

Comentários